Esporte e
Educação

Esporte e Educação no mesmo time

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a prática esportiva é predominante nas aulas de educação física e no contexto atual vem ganhando diversas formas, modalidades e ampliando suas finalidades.

O esporte é uma atividade abrangente e incentivadora, uma vez que desempenha um papel social muito importante no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, principalmente por ser mais uma alternativa na formação dos estudantes.

A influência do esporte na vida e no cotidiano das pessoas é geral e acontece em quase todo o mundo, com reflexo na educação e na cultura dos povos.

Fazer com que o esporte reflita na educação é um dos papeis fundamentais que nosso colégio propõe ao incentivar e garantir uma prática eficiente e divertida.

Qual a importância da Prática Esportiva na escola?

A Prática Esportiva desde os primeiros anos da Educação Infantil, favorece o desenvolvimento escolar de nossas crianças. Aqui em nosso colégio, toda prática esportiva é coordenada e planejada por especialistas e profissionais de Educação Física, que monitoram o desempenho dos alunos e acompanham o condicionamento físico durante as atividades.

Essa prática promove excelentes ganhos, uma vez que estimula a criatividade, memória, raciocínio lógico, habilidades cognitivas, coordenação motora, autoestima, concentração, tomada de decisão, espírito de equipe, equilíbrio emocional e senso de disciplina.

Esses benefícios indiretos ajudam a melhorar o desempenho em todas as áreas da vida, inclusive nos estudos.

Quando pensamos nos benefícios diretos, estamos falando da parte física que a prática esportiva auxilia. A partir do momento que nosso corpo começa a se exercitar, percebemos a evolução da carga respiratória e consequentemente o aumento de oxigenação no cérebro, fazendo com que o campo da memória e aprendizado expandam ainda mais.

O condicionamento físico cresce, o metabolismo passa a trabalhar mais, proporcionando uma sensação de bem-estar, aumentando a resistência muscular e a imunidade.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a partir dos 6 anos a prática já deve ser estimulada. 60 minutos diários é o tempo mínimo recomendado e a modalidade pode ser variada de acordo com a preferência da criança e do jovem.  Além de favorecer a socialização, a atividade esportiva no ambiente escolar movimenta o corpo e conecta o estudante com o mundo.

Nossa Equipe Esportiva desenvolve atividades diferenciadas, campeonatos e projetos que desafiam os alunos a saírem da zona de conforto, além de fazer com que eles sintam interesse pelo esporte, estimulando assim a interação, empatia, espírito cooperativo e de solidariedade.

Nossos estudantes adoram uma atividade física e cada um tem uma que mais gosta. E você, qual sua atividade física predileta?

Nas últimas semanas os alunos praticaram nas aulas de Educação Física o Flagball.
Você conhece esse esporte?  Nascido a partir de uma variação mais suave do futebol americano, o Flagball, tem por objetivo avançar territorialmente em direção a zona de pontuação do campo adversário, buscando concretizar o touchdown – pontuação máxima do jogo, sua origem é Americana.

Conhecendo um pouco as regras:
– Cada aluno utiliza 2 fitas, em cada lado da cintura, presas a um cinto, mas no Colégio fizeram uma adaptação utilizando colete.
– A equipe de defesa deve impedir o avanço da equipe adversária removendo pelo menos uma fita do atacante em posse da bola ou interceptando um lançamento.
– E o um fato importante, não pode haver contato físico voluntário nesse esporte.

Curiosidades:
No Brasil, a modalidade 5×5 é a mais praticada em função de propiciar variações de estratégias de jogo e dimensões de campo de fácil adaptação,(exemplo: quadra poliesportiva ).

Assim os alunos conseguiram vivenciar e adquirir experiência em um esporte diferente, que não é tradicionalmente praticado nas escolas.