Alimentação e
Aprendizagem

A alimentação de jovens e crianças é um tema importante e recorrente em muitas rodas de conversa. Pensando nesse assunto e nas possíveis consequências que a má alimentação pode trazer, conversamos com a nutricionista Valeria Fracappani sobre a relação da alimentação com o desenvolvimento infantil e do adolescente.

É constante encontrarmos artigos dizendo que a má nutrição traz prejuízos no desempenho cognitivo e motor da criança e do adolescente. Uma nutrição insuficiente implica falta de energia, gerando assim, dificuldade na realização das atividades corporais e mentais, além de fazer com que a pessoa desnutrida sofra alterações de humor e concentração.

Mudança de hábito

Mudar hábitos alimentares é uma das coisas mais difíceis de se fazer, entretanto para muitos, é essencial que isso ocorra de forma urgente e eficaz. Essa mudança afeta a família inteira, interfere nas saídas sociais, como festas, viagens, passeios e, principalmente, na rotina escolar, em que encontramos estudantes com péssimos hábitos alimentares.

Alguns estudantes e suas famílias já reconhecem a importância de levar um lanche saudável para escola e que a alimentação equilibrada e balanceada só traz benefícios, sendo fundamental para o bom funcionamento do nosso cérebro, que é o responsável por absorver, processar e armazenar informações.

Alguns transtornos de comportamento podem sofrer alterações dependendo do tipo de alimentação consumida, por isso, a dieta para manter ou mudar determinados comportamentos é um procedimento que deve ser encarado como um tratamento a ser levado a sério.

Você sabia que uma alimentação adequada pode ajudar na aprendizagem?

Incentivar desde cedo as crianças a criarem bons hábitos alimentares é de extrema importância, uma vez que favorece a aprendizagem. Ao olharmos com carinho e cuidado para as refeições que estamos fazendo ao longo do dia, acabamos proporcionando o estreitamento de vínculos em relação à comida que ingerimos, ensinando crianças e adolescentes que alimentação saudável também pode ser muito gostosa.

O excesso da ingestão de açúcar é um grande vilão no processo de aprendizagem, aumentando a falta de concentração, além de ser responsável pela alteração de humor, irritabilidade, cansaço e confusão mental e, em casos mais fortes, gera ansiedade e depressão.

Segundo a nutricionista Valéria, alguns alimentos são fontes de vitaminas essenciais para ajudar na aprendizagem, melhorando o foco e a memória. O consumo de Vitaminas do Complexo B, Ômega 3 e 6, proteínas e carboidratos integrais ajudam no desempenho cognitivo, na produção de neurotransmissores responsáveis pela atenção, bem como auxiliam na memória e concentração.

Para ter uma boa qualidade de vida e de aprendizagem é necessário unir alimentação equilibrada e balanceada, manter hábitos saudáveis e praticar atividade física. Com essas práticas nossa rotina fica muito mais leve e alegre.